Coordenador : Thereza Christina Lopes Coutinho
Ano: 2023
Edital: Edital Bolsa de Extensão 2023 - AÇÕES NOVAS
Protocolo: 388693.2201.211569.17012023
Departamento/Setor: MOC
Área Temática : Saúde
Tipo: Projeto
Publico Alvo : Pacientes infantis atendidos na Clínica de Odontopediatria da UFF.
Local de atuação: Clínica 7 da FO-UFF no campus de Valonguinho – Niterói – RJ
Objetivo
Geral:
 Inserir a Ludoterapia no atendimento de crianças cadastradas na disciplina de Odontopediatria com a finalidade de promover o acolhimento e a humanização na sala de espera para o atendimento destes pacientes. Específicos:
 Realizar intervenções ludoterapêuticas (uso de fantoches, contação de histórias, desenho, uso de jogos sobre as emoções) mediando o controle do medo e da ansiedade, aliviando tensões e auxiliando no tratamento do paciente infantil e divulgar a ludoterapia, como possibilidade eficaz, no tratamento das questões psicológicas ligadas ao tratamento odontológico em crianças.
Resumo
O medo e a ansiedade ao tratamento odontológico, principalmente em crianças, afeta entre 5.7% e 19.5%, tornando o atendimento destes pacientes difícil e mais prolongado. Além disso, causam efeitos no corpo, tanto psicológicos quanto fisiológicos. Existem vários meios farmacológicos de controle do comportamento infantil, no entanto, alguns pacientes não respondem positivamente. Os métodos farmacológicos, como a sedação e a anestesia geral, apresentam riscos e efeitos colaterais. Assim, recursos lúdicos como fantoches, contação de histórias, desenho e jogos sobre as emoções têm gradualmente sido utilizados devido ao seu caráter não invasivo. O objetivo deste projeto é inserir a utilização de recursos ludoterapêuticos na sala de espera previamente ao atendimento de crianças cadastradas na disciplina de Odontopediatria, com a finalidade de promover o acolhimento e a humanização no atendimento odontológico infantil.